terça-feira, 5 de janeiro de 2010

COMO FAZER UM CURRICULO

Está procurando emprego? Você sabe o que escrever num currículo para que ele chame a atenção de quem quer contratar um bom empregado? O consultor de carreiras Max Gehringer vai revelar os segredos.
Nós hoje vamos analisar dois currículos e tentar encontrar maneiras de torná-los mais atrativos. Nós temos dois convidados: Saulo e Ângelo.
Primeiro, a idade deve ser colocada. Se uma empresa já decidiu que não quer contratar alguém acima ou abaixo de uma determinada idade, é melhor que o candidato nem seja chamado, para não perder nem o tempo dele, nem o tempo da empresa.
O currículo de Ângelo se compõe de três páginas. Junto, ele manda uma carta de apresentação. "Minha primeira impressão é que ele, como profissional de recursos humanos, acharia esse currículo um pouco exagerado”, opina Max Gehringer.
Saulo tem dois currículos: um de duas páginas e outro de uma página. Por que exatamente ele decidiu fazer dois currículos?
“O currículo mais resumido seria para ser entregue nas agências do dia-a-dia. O outro currículo seria para ser entregue já na mão do entrevistador”, explica Saulo.
“É uma medida inteligente. Eu diria que esse (com uma página) tem uma chance muito grande de ser lido. Quando você entrega o outro, com duas páginas e letrinha pequena, ele tem uma chance muito pequena de ser lido”, compara Max.
Liste as empresas da mais recente para a mais antiga, as datas de entrada e de saída e as funções que desempenhou.
“Saulo faz uma breve descrição de cada uma das coisas que fez. Ele foi operador de 'tele retenção – encerramento de conta-corrente, onde era necessária a argumentação com o correntista, na tentativa de mantê-lo'. Não tenho nem idéia do que ele está querendo dizer nessa frase”, aponta Max.
Você começa a ler uma revista. Na segunda linha, você não está entendendo nada. Você volta para o começo e tenta entender ou você vira a página da revista?
“Eu volto para o começo e tento entender novamente”, diz Saulo.
“Eu viro a página da revista. E acho que a maioria das pessoas faz exatamente o que eu faço”, responde Max.
“Dois cursos foram de semanas”, responde Ângelo, que não enfatizou isso.
"Eu poderia entender, avaliando o currículo, que foi um curso de sábado de manhã. Das 8h às 11h, com duas horas de intervalo para cafezinho”, diz Max Gehringer.
“Erro de português é a pior coisa que pode acontecer num currículo”, alerta o diretor de recursos humanos Adriano Arruda.
O candidato deve sempre pedir para alguém dar uma revisada no currículo, para não correr o risco de uma palavrinha passar uma impressão errada.
"Outra coisa importantíssima em currículo. Nem todo mundo que vai ler o currículo é jovem. Se puder, aumente um pouco o tamanho da letra", aconselha Max Gehringer.
Outra coisa, antes de terminar: uma carta pessoal é um bom atrativo – uma carta bem simples, de um parágrafo.
Seria sempre bom o candidato dizer alguma coisa da experiência dele que tem a ver com aquela empresa. Por exemplo: se for um banco, porque a família tem conta nele faz 28 anos. Se não for nada disso, porque o nome daquela empresa foi a primeira palavra que ele aprendeu a pronunciar, antes mesmo de dizer "mamãe".
A chance de você ser chamado para uma entrevista, é claro, não vai ser de 100%. Mas ela será muito maior do que se você simplesmente mandar um currículo igualzinho a tantos outros.

Para baixar um modelo de currículo clique AQUI.
Fonte: Bom dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário