sexta-feira, 2 de outubro de 2009

60 ANOS

Nesta quinta, 1º de outubro, a República popular da China completou 60 anos de existência. Dei uma olhada em vários textos na internet sobre o acontecido, mas dos que ví nenhum ousou comentar a situação atual da China. Antes da Revolução, a China encontrava-se em um grade atraso, vivia um sistema semifeudal e possuía grande dependência das potências imperialistas. Com a revolução a China tomou os rumos para conquistar sua soberania. A unificação do país, os problemas sociais, a fragilidade econômica eram os desafios do novo governo. Muitos avanços, alguns retrocessos marcaram esses últimos 60 anos da história chinesa. Não é minha intensão supervalorizar o governo comunista chinês até mesmo por que se hoje tenho um posicionamento de esquerda é porque valorizo o ser humano, e a China, por sua vez, tem que avançar muito nesse aspecto. A quem reclame das dificuldades de governar uma cidade de 10, 30, 500 mil habitantes. A China tem uma população de 1.330.000.000 (1,33 bilhão) de pessoas.

Uma coisa gostaria de destacar sobre o governo comunista chinês, a capacidade do Estado de gerir a economia. Um Estado forte (não absoluto) é capaz de gerir a economia com sucesso e evitar crises desastrosas como as últimas que vem acontecendo nesses últimos anos. A China é prova da competência do Estado.

Muita Comemoração e Discurso Entusiástico


Confira a seguir trecho do discurso do Presidente Chinês Hu Jintao:

"Expresso aqui, em nome do Comitê Central do Partido Comunista, da Assembleia Popular Nacional, do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e da Comissão Militar Central, nossa recordação profunda aos antecessores e mártires revolucionários que fizeram contribuições imortais para a independência nacional e a libertação popular, para a prosperidade e o fortalecimento da nação e para a felicidade do povo.
No dia de hoje, há sessenta anos, após mais de cem anos de batalhas sangrentas disputadas desde o início da história contemporânea, o povo chinês consegue, finalmente, a grande vitória da revolução chinesa e o presidente Mao Tse Tung proclama, neste mesmo lugar a fundação da República Popular da China, o que permitiu ao povo chines colocar-se de pé desde então e que a nação chinesa, que tem uma história de civilização de mais de 5 mil anos, entrasse em uma nova etapa de desenvolvimento e progresso.
Hoje em dia, somos uma China socialista que se orienta no rumo da modernização. O mundo e o futuro estão firmemente erguidos no Oriente do nosso planeta.
O desenvolvimento e o progresso obtidos ao longo dos sessenta anos da Nova China mostraram plenamente que só o socialismo pode salvar a China é que somente a reforma e abertura pode permitir o desenvolvimento da China, do socialismo e do marxismo. O povo chinês tem a confiança e a capacidade para construir bem seu país e realizar suas devidas contribuições ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário