sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTADO DA PALESTINA JÁ!

A história de 200 anos em 2 minutos 

GREVE


CARTA ABERTA À SOCIEDADE POTIGUAR

Os servidores da EMATER-RN, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, vêm através desse documento esclarecer a sociedade que, a partir do dia 4 de outubro de 2011, irão paralisar as atividades em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Ressalta-se que essa iniciativa foi decidida em Assembléia dos Servidores com apoio de todos e que o sentimento é de tristeza perante tamanho descaso com que o Governo do RN trata as reivindicações trabalhistas, portanto essa paralisação ocorrerá após exaustivas negociações, com todas as possibilidades de dialogar e aproveitamos para esclarecer que não estamos pedindo aumento salarial.

Nossa luta é para que o Governo do Rio Grande do Norte faça cumprir a LEI COMPLEMENTAR Nº 435, DE 1º DE JULHO DE 2010 que Institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para servidores públicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RN).

Portanto, caros senhoras e senhores é um momento de extrema decepção, porque todos os Servidores do Estado do RN procuram apresentar o melhor serviço à sociedade potiguar dentro do cumprimento da Lei que rege os servidores, mas em contrapartida, o próprio governo descumpre essa Lei citada acima, aprovada pela Assembléia Legislativa, publicada em diário oficial e documentada em oficio assinado pelo próprio representante do Governo do RN comprometendo-se a cumprir a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração sem nenhuma restrição, como segue em anexo para os senhores e senhoras verificarem.

Acreditamos que nossa luta é justa, com respaldo em Lei, portanto pedimos mais do que nunca, nesse momento, todo o apoio, compreensão e sensibilidade em favor da nossa causa.

SERVIDORES DA EMATER-RN

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL POTIGUAR: ESTAMOS DE VOLTA!

RECONSTRUÇÃO DA APES


Nos dias 5 e 6 de novembro, a cidade de Montanhas receberá o 14º Congresso da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas, que será promovido em conjunto com a etapa estadual do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Fundada em 1928, a APES já contou em sua diretoria com personagens importantes da política e do mundo jurídico. Érico Hackradt, que dá nome ao plenário da Câmara Municipal de Natal, foi o primeiro presidente da reconstrução, na década de 40, e o Vereador que apresentou os projetos de lei da meia-entrada e da meia-passagem. Moacyr de Góis, escritor, educador e professor, Secretário de Educação em Natal durante a realização do movimento de alfabetização popular "De Pé no Chão Também se Aprender a Ler", também fez parte da gestão da APES.
Para o Diretor Regional da UBES, Pedro Henrique, esse é um período muito especial para o movimento estudantil potiguar. "Após a realização de um grande e prestigiado Congresso da UMES, nos preparamos para reorganizar essa que é uma das principais entidades estaduais do país, que contribuiu para a fundação da UBES e legou à primeira gestão da entidade nacional dos estudantes secundaristas um presidente potiguar".

Informações mais detalhadas sobre o evento e o movimento estudantil no RN você confere no blog www.umesnatal.blogspot.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DA PRA ACREDITAR?

Vassouras contra a corrupção são roubadas em Brasília


BRASÍLIA - Ambulantes, servidores e até mesmo seguranças dos prédios da Esplanada dos Ministérios roubaram muitas das 594 vassouras nas cores verde e amarelo que desde a manhã desta quarta-feira, 28, estavam fincadas no gramado em frente ao Congresso Nacional como protesto contra a corrupção.
Organizadora da manifestação, a ONG Rio da Paz optou por retirar o restante das vassouras após perceber que todas acabariam sendo mesmo arrancadas, mas acabou doando outra grande parte delas às pessoas que pediram para levar para casa uma vassoura novinha em folha.
A ONG é a mesma que realizou o protesto na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na semana passada. A ideia surgiu depois que o senador Pedro Simon (PMDB) disse que gostaria de receber uma vassoura em Brasília.
Além de pedir a limpeza da corrupção no País, a ONG solicita ao Congresso que se envolva na luta do povo brasileiro pelo fim da corrupção e a aprovação do fim do voto secreto.
Depois, ainda no Rio, um ato idealizado a partir das redes sociais com o apoio de mais de 33 mil usuários no Facebook, conseguiu reunir cerca de 2,5 mil pessoas na Cinelândia, de acordo com a Polícia Militar.

Fonte: estadao.com.br

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE


Em reunião realizada na tarde desta terça (27) a União da Juventude Socialista - UJS de Carnaubais se propõe a realizar a 1ª Conferência (Livre) de Juventude. A Conferência realizada no município fará parte da grande 2ª Conferência Nacional de Juventude que ocorrerá na Capital Federal em dezembro desse ano.
Entendemos que neste momento, a juventude precisa afirmar ainda mais o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional. É fundamental que uma nova Conferência defina quais são os direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sua pluralidade. 

1ª Conferência LIVRE de Juventude de Carnaubais – RN
30 de Setembro de 2011


Estamos nos preparando para a 2ª Conferência Nacional de Juventude que acontece em dezembro de 2011 na Capital Federal. Essa preparação conta com a realização da nossa 1ª Conferência Livre de Juventude de Carnaubais, que ocorrerá neste dia 30 de Setembro a partir das 19:00h no Recanto das Artes. Sua presença é fundamental na construção de um espaço mais democrático para a juventude.

Participe conosco e ajude-nos a construir o país dos nossos sonhos!



1º Balaio de Gatos

Neste domingo fui contactado pelo blog Gato Preto. Objetivo do contato era um novo tópico que o blog quer inaugurar - o Balaio de Gatos - que deve ir para a postagem no meio da semana. Vale a pena conferir!

SE LIGA!


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRIMAVERA ÁRABE

Novo dia histórico para o calendário da humanidade


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu nesta sexta-feira (23) na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o reconhecimento imediato do Estado palestino como membro pleno da entidade.
Abbas fez um discurso veemente, que foi interrompido em diversos momentos para ser aplaudido de pé pela grande maioria do plenário da Assembleia-Geral da ONU.
"Chegou a hora da 'Primavera Palestina'", disse Abbas, em referência aos movimentos populares conhecidos como "Primavera Árabe" - que derrubaram os governos da Tunísia e Egito.
"Chegou a hora do mundo dizer se quer que a ocupação israelense continue. Chegou a hora do povo palestino ser livre e independente. Chegou a hora de o nosso corajoso povo viver como qualquer outro no mundo", acrescentou Abbas, que entregou momentos antes de seu discurso uma aplicação formal à ONU pessoalmente ao secretário-geral da entidade, Ban Ki-Moon.
"A capital será Al Quds al Sherif", o nome em árabe de Jerusalém, disse Abbas. Ele pediu a "todos os membros do Conselho de Segurança para votar a seu favor", e que o futuro Estado palestino tenha as fronteiras anteriores a 4 de junho de 1967, o que inclui Cisjordânia, Jerusalém Oriental (onde vive quase meio milhão de colonos israelenses) e Faixa de Gaza.

INDICATIVO DE GREVE

Cheguei a pouco tempo de Macaíba, onde estive participando durante toda manhã de uma assembleia dos servidores da EMATER-RN, onde decidimos pelo retorno da greve, caso o Governo não cumpra o acordo quanto ao pagamento do restante das parcelas do Plano a partir deste mês.
Significando dizer que o com o descumprimento do acordo firmado em julho por parte do governo, nós, servidores da EMATER-RN, paralisaremos nossas atividades por tempo indeterminado, a partir do dia 04/10.
Durante toda a semana outras categorias da administração indireta também estarão se reunindo para dar deliberações nesse sentido.

SUSTENTABILIDADE EM PAUTA

ATITUDES INTELIGENTES NO PRESENTE GARANTEM BONS RESULTADOS AGORA E NO FUTURO


Projeto "Sacola Retornável" adotado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente surge como uma brilhante saída para o uso racional dos recursos naturais e representando, ainda, a valorização do artesanato local, como também, a agregação de valor a marca dos comércios que aderirem a ideia. Iniciativas como esta já existe em alguns lugares do país e do mundo e tem sido bem recebida pela população desses lugares, que vêm compreendendo seu imenso valor ambiental, econômico e social.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MÍDIATRIX

Globo edita "pito" de Dilma na garota do Fantástico

O "pito" que a presidente Dilma Rousseff deu na apresentadora Patrícia Poeta em entrevista veiculada no Fantástico no domingo (11/09) sumiu na edição que a Globo exibiu da reportagem no Bom Dia Brasil na manhã de segunda-feira.

"E como que a senhora controla esse toma lá da cá, digamos assim, cada vez mais sem cerimônia das bancadas? Como é que a senhora faz esse controle?", perguntou Poeta.

Na versão original, Dilma fecha a cara e responde, a queima-roupa: "Cê me dá um exemplo do dá cá e eu te explico o toma lá".

Imediatamente, percebendo o tom acima do desejado numa entrevista que era para ser descontraída, a presidente emenda: "Tô brincando contigo".

Na edição do programa matinal, no entanto, a "brincadeira" foi cortada, apesar de a entrevista ocupar alentados 10 minutos. A pergunta foi mantida, mas a resposta começa na segunda parte, quando Dilma explica que "não deu a ninguém o que não quisesse".
 
Fonte: Blog Presidente40

LATINAMÉRICA

Presidente da Bolívia defende Revolução na ONU

O presidente da Bolívia, Evo Morales, reivindicou nesta segunda (19) uma "revolução" na Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, é preciso acabar com a "ditadura" do Conselho de Segurança (CS) da organização.

"Que Conselho de Segurança? Eu diria que é um Conselho de Insegurança", afirmou Morales em entrevista, após criticar os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Líbia que foram autorizados pelo CS em março deste ano.

Ainda segundo ele, após tirar do poder o dirigente líbio Muamar Kadafi, "as potências ocidentais e dos Estados Unidos brigam para ver quem será o dono dos poços de petróleo" do país.

Ainda sobre a necessidade de reformar as Nações Unidas e sobre a incapacidade do organismo para defender o direito internacional, o chefe de Estado destacou o desrespeito de Washington ao apelo mundial para que encerre o bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba.

Desde 1992, várias resoluções sobre a necessidade de pôr fim ao bloqueio são submetidas a votação na ONU e, a cada ano, mais países votam contra essa política dos EUA. Em 2010, 187 países apoiaram Cuba, e só Estados Unidos e Israel opuseram-se ao texto. Washington "não respeita e as Nações Unidas não fazem cumprir", enfatizou o presidente boliviano.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O QUE É SER DE ESQUERDA?

Trecho da Entrevista de Reinaldo Gonçalves* a IHU On-line

IHU On-Line - Simplesmente condenar o capitalismo não é a saída. Que caminhos o senhor vislumbra?

Antes de mais nada precisamos escapar das fortes limitações das visões das “raparigas em flor do keynesianismo” e dos “heróis em sangue do marxismo”. Penso que as escolhas e os caminhos são, sem dúvida, pela esquerda. Insisto que este caminho significa reconhecer que o capitalismo é um sistema irracional que inibe a capacidade do ser humano dar sentido à vida, ou seja, viver com dignidade, felicidade e liberdade. Ser de esquerda é o combate permanente por um projeto de orientação socialista. É ignorância imaginar que ser de esquerda se restringe a defender bandeiras como progresso econômico, reforma social, democracia, integração regional e interesses nacionais. O centro e a direita também defendem estas bandeiras, de uma forma ou de outra. É má-fé imaginar que a distinção entre esquerda e direita se restringe ao ideário econômico via a armadilha binária “estado versus mercado”. Defender um Estado que é capturado por grupos dirigentes corruptos não é ser de esquerda. Ser de esquerda implica combater implacavelmente estes grupos dirigentes e os setores dominantes retrógrados. Ser de esquerda implica compromisso com distribuição de riqueza (maior igualdade possível na distribuição de riqueza, renda e conhecimento), controle social do estado (combater a apropriação do estado por grupos dirigentes e grupos econômicos) e uso social do excedente econômico (tributação, planejamento e propriedade pública dos principais meios de produção). Ser de esquerda implica rejeitar tanto a política externa do “vira-lata” como a do “camaleão falante” baseada em um antiimperialismo retórico, ocasional e superficial. Ser de esquerda é contrariar o agronegócio e procurar o fortalecimento do padrão de comércio e a rejeição da reprimarização do comércio via commodities; ser de esquerda é contrariar o capital internacional e ter uma política seletiva e criteriosa em relação aos investimentos de empresas estrangeiras e não estimular e financiar com recursos públicos todo e qualquer tido de investimento externo direto; ser de esquerda é reduzir as transferências de recursos para os rentistas da dívida pública e procurar investir pesadamente na maior capacitação tecnológica com saltos quantitativos e qualitativos na educação e no sistema nacional de inovações; ser de esquerda é contrariar os bancos nacionais e os estrangeiros e controlar os fluxos financeiros internacionais e não dar tratamento especial a estes fluxos. Ser de esquerda é não fazer aliança com países avançados, como os EUA, para fechar rodadas de negociação da OMC somente para favorecer o agronegócio. Ser de esquerda é não aceitar o pagamento de pedágio para participar de fóruns internacionais de eficácia duvidosa, como o G-20 financeiro. Ser de esquerda é rejeitar reforçar o capital de instituições financeiras multilaterais como FMI e o Banco Mundial cujas políticas tendem a submeter países frágeis a práticas que atendem, principalmente, aos interesses do capital internacional.  Ser de esquerda é entender que os principais adversários das transformações estruturais e de modelo estão dentro do próprio país.  Ser de esquerda é reconhecer que há um enorme hiato entre o poder potencial e o poder efetivo do Brasil na arena internacional. Ser de esquerda é saber que, com as escolhas certas e as transformações estruturais, o país só terá peso efetivamente relevante no cenário internacional quando reduzir sua enorme vulnerabilidade externa estrutural e suas extraordinárias fragilidades internas, inclusive, as sociais e institucionais.

*Ronaldo Gonçalves é professor titular de Economia Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre outros, ele é autor (em co-autoria com Luiz Filgueiras) do livro “A Economia Política do Governo Lula”. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2007.
Confira entrevista completa clicando AQUI

MAIS GREVE NO RN?


Nova onda de greve no RN pode estourar nos próximos dias. Nesta útima semana o sindicato da administração indireta (Sinai-RN) esteve reunido com o seceretário da Adiministração, José Anselmo, o qual manifestou que o governo quer fazer um novo acordo para o pagamento dos planos, que deveria ocorrer no final de setembro. O sindicato entende que uma proposta de novo acordo já é uma quebra do que foi acordado em julho, o que ocasinou o fim da greve, e o descumprimento desse acordo pode ocasionar o retorno da paralização.
Os servidores da EMATER-RN, a qual faço parte, se reunirá nessa sexta (23) para discutir reunião que a direção do sindicato terá depois de amanhã (21) com o governo.

sábado, 17 de setembro de 2011

NOVIDADE NA BLOGOSFERA



A blogosfera ganha novo integrante. Idealizados por jovens carnaubaenses um novo blog surge na área, o "Gato Preto", nome esse que sugere uma posição política clara, quando faz referância ao movimento anarquista, no entanto é muito importante lembrar que, como a nota do blog explica, o gato é preto, indicando a "ausência total de cor, nem VERDE, nem VERMELHO". Acredito que muitas opiniões interessantes devam surgir no blog e quem ganha é o cidadão carnaubaense que terá uma nova possibildade de conhecer mais interpretações do que ocorre no nosso município, devendo, é claro, exercer sempre um exercício crítico em relação ao que se escreve ou o que se noticia em qualquer veículo de comunicação. Afinal, o leitor tem o poder de dar a útima palavra no assunto seja concordando ou discordando.

Para acessar o blog "Gato Preto" basta clicar na figura acima.

MENSAGEM

Estou de volta!

Olá, bom dia! Já faz quase um ano que não faço nenhuma publicação no blog. Vários são os motivos que dificultam a atividade. Como qualquer outra atividade que nos colocamos a fazer é necessário dedicação para que possa ser bem feita. Espero que nesse recomeço possa conseguir estabelecer um diálogo contúnuo com todos aqueles que admiram e gostam da arte e da política, como também com aqules que são próximos a mim e que também estarei compartilhando principalmete coisas relacionadas ao meu cotidiano, sendo esta uma nova proposta do blog, como bem explico na aba "Do Blog" no menu superior. Espero que essa nova forma de escrever agrade e que esse meio de comunicação possa aproximar pessoas através de ideias e sentimentos comuns.