terça-feira, 6 de abril de 2010

Ato público nesta quarta-feira (dia 7 de abril)

Hora: A partir das 7 horas da manhã.

Local: RN-016, na divisa de Carnaubais e Assú.

O petróleo é nosso!

Movimento em defesa de Carnaubais

É do conhecimento público que o município de Carnaubais vem perdendo grande parte de seus royalties de petróleo, fato que ocorre desde quando a Agencia Nacional de Petróleo – ANP passou a depositar recursos originados em nossas terras em benefício da Prefeitura de Assú, usando como base documentos desconexos que desviaram nossos limites territoriais. Diante dessa injustiça a sociedade organizada representada por igrejas, associações, sindicatos, vereadores e voluntários, vem manifestar nossa indignação.

Com a realização deste ato público na RN-016 estamos pedindo justiça. É inaceitável ver nossas riquezas sendo levadas de forma espúria para o município vizinho. Todos os mapas geográficos e demais documentos oficiais comprovam que a divisa entre Carnaubais e Assú é na fazenda Poço Verde. Em Audiência Pública realizada na semana passada na Câmara Municipal, o diretor de base territorial do IBGE, Orlando Batista de Vasconcelos afirmou que as terras em questão (Mutambinha e Vila Nova) pertencem a Carnaubais.

Portanto, é inegável que a exploração de petróleo e gás realizada em nosso município. Inclusive, a prefeitura de Carnaubais vem mantendo há 46 anos todas as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, transporte e assistência social para as famílias dessas comunidades. Não podemos perder para Assú aproximadamente R$ 150.000.00 (cento e cinqüenta mil reais por mês), recursos que poderiam estar ajudando no desenvolvimento desses povoados onde se encontram os poços e a Estação Coletora Estreito-B.

Diante do exposto, nossa determinação é lutar contra a redução de nossas fronteiras e resistir contra a evasão de nossas riquezas. Respeitamos o povo-irmão açuense, entendemos seus interesses, mas não podemos pagar esse preço nem aceitar tal prejuízo financeiro. Sentindo-nos prejudicados, tentamos o caminho do diálogo, todavia, não foi possível chegarmos a um entendimento. Por essa causa, estamos unidos lutando firme e forte na defesa do nosso petróleo e das fronteiras de Carnaubais!

Assinam esse manifesto os membros da comissão

Francisco Wanderley Mendes – repres. das comunidades (Mutambinha e Vila Nova).

João Batista Gonçalves de Souza – presidente da Câmara Municipal de Carnaubais.

Francinaire Moura – presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carnaubais

Maria Luzimar Paulino – representante da Igreja Católica, paróquia de Carnaubais.

Thiago Bruno Pinheiro – representante da Comunidade Evangélica Nova Aliança.

Junior Antonio da Silva – representante do Movimento dos trabalhadores Sem-Terra.

Elizabete da Silva Dantas – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaubais.

Aluizio Lacerda – blogueiro representante da imprensa local.

Felipe Bezerra Fernandes – representante do Grêmio Estudantil da Escola Alcides Wanderley


Do blog Toni Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário