quarta-feira, 28 de abril de 2010

HUMOR - SERRA E SUA EQUIPE

Veja o que Serra e o Sr. Burns, dos Simpsons, tem em comum

Vídeo usa personagens do consagrado desenho americano Os Simpsons para falar das semelhanças entre as eleições em Springfield, cidade dos Simpsons, e no Brasil, que acontecem em outubro de 2010. Charles Montgomery Burns, mais conhecido como Sr. Burns, interpreta o pré-candidato a presidência da República José Serra (PSDB).




O Sr. Burns é o homem mais rico de Springfield. Seus pontos mais marcantes são: sua velhice, magreza, arrogância, autoritarismo e desprezo pelos outros. No vídeo eles traçam suas estratégias e montam sua equipe de campanha.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Poesia

Conjugando o verbo Votar

Votar é um ato de cidadania
Mas votar em quem?
Eu voto, tu votas, ele vota.
Será que eu votei bem?

Votarmos não é o problema
Problema é em quem votamos
Será que o votante sabe votar?
Saber, ele sabe
Não sabe, se para aquele
Que ele deu o seu voto
O honrará!

O que a voz do povo pede
É trabalho, educação
O voto respeitado
Cumpre a sua missão

Contribuindo VOTANDO
Para a nação se desenvolver
Excluídos,
Será que vão saber?
Saber o que meu senhor?
Votar o voto bem votado
Para depois não perecer!

de Raquel Duarte, São Luís - MA ao mundoJovem

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nova Ligação

Estamos com uma nova ligação na lista de blogs. É o blog do Juscelino França. Juscelino é pré candidato a deputado estadual pelo PHS.
Para acessar seu blog pode clicar em seu nome na coluna ao lado ou aqui --> http://juscelinofranca.zip.net/index.html

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ELEIÇÕES 2010

O pré-candidato a senador Sávio Hackradt (PCdoB) e o pré-candidato a governador do estado, Carlos Eduardo (PDT), estiveram em Brasília no evento em que o PCdoB anunciou o apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Na oportunidade, conversaram com Dilma e ela incentivou as duas candidaturas e disse que vai precisar de apoio no Senado para continuar o trabalho e os programas sociais do presidente Lula. Mais de 2 mil pessoas participaram do evento que contou também com as presenças do presidente Lula e do vice-presidente José de Alencar. Atualmente, toda a bancada de senadores do Rio Grande do Norte faz oposição ao presidente Lula.

Do Vermelho RN

POLÍTICA LOCAL

Neste final de semana, 24 e 25, ocorrerá o 12º Encontro dos Núcleos de Base do PSB/Carnaubais. A política de núcleos de base é uma marca orginal dos partidos de esquerda no sentido da organização das massas, participação e fortalecimento das lutas. Infelismente muitos partidos políticos esqueceram o que estão escrito em seus estatutos e por isso tem se enfraquecido política e/ou ideologicamente. Parabéns ao PSB pelo trabalho.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

DO TRICOLOR

Apesar de apoio de jogadores e de garnde parte de torcedores técnico não permanece no clube

De um time praticamente rebaixado a vice da Sul-Americana. Do desânimo ao retorno do orgulho de ser tricolor. Ao organizar e motivar o time do Fluminense Cuca conquistou esses feitos em menos de 1 ano. No entanto, a diretoria do clube acredita que a não conquista do estadual (o campeonato menos importante do ano) é motivo para dar o cartão vermelho ao técnico.
No momento a diretoria afirma que a prioridade é o Muricy, se vier que seja bem-vindo e que possa fazer um ótimo trabalho Felizmente não temos mais estadual esse ano para que em caso de não conquista de título percamos mais um bom treinador.
Para o Cuca: boa sorte!

DA GRANDE MÍDIA

Campanha da Globo tem mensagem pró-Serra, diz assessor de Dilma

O jingle de comemoração dos 45 anos da TV Globo embute, de forma disfarçada, propaganda a favor do candidato tucano à Presidência da República, José Serra (PSDB). Quem afirma é o responsável por coordenar a campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) na internet, Marcelo Branco.

f

Ao comentar no Twitter, nesta segunda-feira (19), sobre se via mensagem subliminar de apoio ao tucano na peça da Globo, Branco respondeu: “Eu e toda a rede". De acordo com Branco — que corrobora tese difundida em sites de apoio ao PT —, a mensagem está embutida no "45", o número do PSDB, e em frases do jingle como "todos queremos mais", o que seria referência ao slogan "o Brasil pode mais" dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura.
Exibida desde a noite de domingo, a campanha apresenta atores, jornalistas e apresentadores da Globo. O pretexto do vídeo é comemorar os 45 anos em que a emissora está no ar, data a ser completada na próxima segunda feira. Em determinado trecho da peça, os atores falam: "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais."

Do Vermelho, com informações da Folha Online

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ArTEnción

OUÇA O ECO

Ouça o eco de tuas lembranças,
do teu tempo de criança,
quando tinhas a paterna proteção.
Ouça o eco de tuas lembranças
da tua rebelde mocidade,
quando tiveste necessidade
de com tuas pernas andar,
e em seu destino comandar.
Ouça o eco de tuas lembranças,
alguns erros cometidos,
que não devem ser repetidos.
Ouça o eco de tuas lembranças,
pois para isso servem as recordações,
para evitar repetições
de algumas coisas,
e para gostosas rememorações
de outras...
Ouça o eco de tuas lembranças...

Poesia de Marcial Salaverry/ Tela "Ouvindo Mahler" de Sonia Madruga

CHARGES

A Charge é de 2006 mas parece que isso ainda vai aconter por muito tempo.

sábado, 17 de abril de 2010

Comissão Pastoral da Terra divulga relatório

O relatório de Conflitos no Campo Brasil (da CPT), lançado nesta quinta-feira (15), apresenta crescimento do número de conflitos envolvendo camponeses e trabalhadores do campo e da violência em relação a 2008. O vídeo abaixo revela um destes episódios de conflito. No dia 13 de abril, policiais tentaram intimidar ocupação de latifúndio ligado ao Vera Cruz Empreendimentos Imobiliários, na região de Campinas, durante as atividades integradas à Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária do MST.

http://vimeo.com/10913998

Fonte: Produção do vídeo Passa Palavra

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Humor - Serra e o Exterminador do futuro

Montagem engraçada aproveita o diálogo entre o atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o governador de São Paulo, José Serra, realizado em Copenhague para brincar com o personagem mais famoso do primeiro: o Exterminador do Futuro. No vídeo, Serra contrata o Exterminador para que volte ao passado e tente deter o nascimento do presidente Lula. No evento realizado no ABC, a pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), disse que "acabou o tempo dos exterminadores do futuro".


Fonte:vídeo do canal Elfreet do Youtube, texo da TV Vermelho.

EMATER-RN


Ontem, 15, foi realizada a IV Reunião Regional da Emater-RN/Assu em 2010. O encontro foi realizado em Porto do Mangue e reuniu 30 técnicos de 17 municípios da região. Na oportunidade foi apresentado o novo Diretor Geral da Emater-RN o Sr. Henderson Magalhães. É a primeira vez em que um diretor geral do instituto participa de uma reunião da regional de Assu.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Senadores menos produtivos do Brasil


De acordo com a ONG Transparência Brasil, a mais importante instituição brasileira de fiscalização dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, os senadores do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM), formam a bancada menos produtiva no senado federal.
Os três juntos são responsáveis por apenas 17 iniciativas, mas, nenhuma delas aprovada. Dos vinte e sete estados brasileiros mais o Distrito Federal, foi a única bancada no senado federal que não aprovou nada. Das 17 matérias apresentadas pelos senadores potiguares, o que representa 5,7 matérias por cada um, a taxa de aprovação foi 0,0%.
Os números deixam evidente o descaso e o descompromisso dos senadores do Rio Grande do Norte, quando se sabe que os três tiveram tempo para mostrar serviço e não fizeram. O que a sociedade espera dos parlamentares é uma atuação mais incisiva na aprovação de políticas e medidas que gerem a inclusão social através da geração de riquezas e renda com redistribuição justa.
Diante do baixo desempenho do Rio Grande do Norte na melhoria de condições de vida de sua população, os três senadores potiguares têm feito muito pouco pelo estado. O desempenho de Garibaldi, Agripino e Rosalba é pífio. O estado tem três senadores apáticos e sem propostas para o país. Lamentável para o RN!
Todo o estudo da ONG Transparência Brasil você pode conhecer no link http://www.excelencias.org.br/docs/prod_leg_congresso.pdf do site http://www.transparencia.org.br/index.html que abriga o “Projeto Excelências”

Fonte: Vermelho

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Charges

Charge de Vedone editada pelo Vermelho

terça-feira, 13 de abril de 2010

Página da UFERSA destaca encontro entre Prefeito de Carnaubais e Reitor da instituição

Em reunião realizada no dia nove, o prefeito de Carnaubais, Luizinho e reitor da Ufersa, Josivam, foi discutida possibilidade de parceria entre as instituições. A tentativa é que se possa fortalecer as atividades agrícolas dos assentamentos rurais e o incentivo ao jovens secundaristas ao ingresso na universidade do semi-árido. Está agendado para o dia 30 de abril em Carnaubais, onde o reitor da Ufersa virá falar sobre a expansão da universidade nos últimos anos.
A expansão da rede de ensino superior público e de qualidade tem sido uma das prioridades do governo federal e que já está mudando a realidade do povo brasileiro, gerando qualificação profissional, novas tecnologias e a realização da formação de nível superior para milhões de brasileiros de uma forma - parafraseando Lula - "nunca antes vista na história desse país".

Guerrilha contra a ditadura da mídia

De colete e bonés verde-oliva, 75 jovens venezuelanos juraram nesta segunda (12), diante dos ministros de Comunicação e Educação, integrar os Comandos da Guerrilha Comunicacional para contrapor a mentira e a desinformação difundidas pelos meios de comunicação privados do país.
"Há oito anos, enquanto estavam massacrando o povo, os meios privados de comunicação estavam calados. Então o povo saiu às ruas e decidiu tomar a palavra para pedir a restituição do presidente Hugo Chávez (...) Oito anos depois, estamos tratando para que isso não volte a ocorrer, pois existe uma nova geração com mais ferramentas de comunicação", disse a ministra de Comunicação e Informação, Tania Díaz. A referência é à tentativa de golpe frustrado que, em 2002, tirou Chávez do poder por três dias.

Os adolescentes formados ontem fazem parte de um programa piloto de um colégio público de Caracas e serão distribuídos em grupos de 25 combatentes. De acordo com o governo Hugo Chávez, eles receberão formação integral nas áreas de vídeo e televisão, rádio e produção de conteúdos sonoros, comunicação visual, web, multimídia e jornalismo popular, assim como educação para a percepção crítica de mensagens.
A partir de setembro, a formação será atividade extracurricular voluntária para alunos da rede pública entre 13 e 17 anos --equivalente a quatro horas acadêmicas.
A ministra Tania Díaz destacou que a intenção do programa é democratizar o espaço comunicacional, "porque não pode ficar definido que o ato de informar só existe dentro do meio de comunicação tradicional".
Já a chefe de governo do Distrito Capital, Jacqueline Faría, informou que a ideia é se contrabalancear o grande poder dos meios privados. Nesse sentido, o governo resolveu ir à raiz e educar as crianças e os jovens nas escolas para sem
ear-lhes a curiosidade sobre a nova comunicação.
Ela indicou que o objetivo é fomentar a liderança estudantil nos colégios, a fim de que os jovens assumam os
processos comunicacionais em suas comunidades de forma permanente e sustentável. O governo também avaliou que o programa rompe com o monopólio midiático.

A guerrilha já está na internet, basta acessar guerrillacomunicacional.blogspot.com

sábado, 10 de abril de 2010

Evidências

Ontem quando conversava com um dos colegas da Emater em Assu, ele declarou:
-É um absurdo! É muita cara de pau dizer que - como é mesmo o nome daquela comunidade depois do Poré?
- Vila Nova.
-Dizer que Vila Nova é de Assu. Todos sabem que ali é Carnaubais, sempre prestamos assistência as comunidades de Assu. Sempre nosso trabalho ia somente até o Poré. E, eventualmente, quando acontecia de alguém de lá (Vila Nova) vir pedir nossos atendimentos nós mandávamos procura o escritório de Carnaubais. Pois sabemos que lá é Carnaubais.

TV POPULAR

Para quem não viu a matéria na TV sobre o bloqueio na RN-016 aqui está a oportunidade, ainda ganhará de brinde o discurso hipócrita do prefeito de Assu, Ivan Júnior. Clique no link abaixo:


quarta-feira, 7 de abril de 2010

ATO PÚBLICO EM DEFESA DO TERRITÓRIO CARNAUBAENSE

Nesta quarta-feira, 7, a população carnaubaense interdita RN-016 para afirmar a identidade de seu povo e a posse de seu território. O ato público esteve muito bem representado. Esteve presente neste ato a Câmara Legislativa Municipal, o Prefeito Municipal, o Sindicatos dos Servidores Municipais, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, União da Juventude Socialista, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, Representantes da igreja Católica e igreja Evangélica, Escolas Municipais e Estaduais, enfim, trabalhadores, estudantes, donas-de-casa, desportistas. O movimento pacífico, luta pela retomada dos royalties referentes a exploração de petróleo nas comunidades de Vila Nova e Mutambinha, que até o momento tem sido destinados ao município de Assu.




















terça-feira, 6 de abril de 2010

PETRÓLEO


"Quem entrega o seu petróleo aliena sua própria independência"
(Getúlio Vargas)

JORNAL DE FATO: VEREADORES FAZEM MANIFESTO NA RN-016

Carnaubais - "O petróleo é nosso". A famosa frase do professor e diretor do Colégio Vasco da Gama (Rio de Janeiro) Otacílio Raínho, que virou discurso do ex-presidente da República Getúlio Vargas e posteriormente lema da campanha do petróleo no Brasil, tendo o poeta carioca Mário Lago como um dos defensores, voltou a soar nesta semana como slogan de nova campanha. Os protagonistas dessa vez são as autoridades políticas de Carnaubais que decidiram brigar pelos royalties dos campos de petróleo situados na divisa com o município de Assú.
O assunto já virou polêmica e pode colocar em risco até o Consórcio Intergestores Vale Unido (G-12), que tem os prefeitos Luizinho Cavalcante (Carnaubais) e Ivan Junior (Assú) como principais articuladores. Diante do quadro de indefinição que se arrasta na Justiça há anos, a sociedade Carnaubense, motivada pela Câmara de Vereadores e pelo poder Executivo, decidiu realizar uma manifestação amanhã, às 7h, na RN-016, que deve durar entre duas e três horas.
"É inaceitável ver nossas riquezas sendo levadas de forma espúria para o município vizinho", reclama o vereador Marcos Cavalcante, um dos idealizadores do manifesto. Segundo ele, todos os mapas geográficos e demais documentos oficiais comprovam que a divisa entre Carnaubais e Assú fica na fazenda Poço Verde.

Para ver na íntegra clique AQUI

Ato público nesta quarta-feira (dia 7 de abril)

Hora: A partir das 7 horas da manhã.

Local: RN-016, na divisa de Carnaubais e Assú.

O petróleo é nosso!

Movimento em defesa de Carnaubais

É do conhecimento público que o município de Carnaubais vem perdendo grande parte de seus royalties de petróleo, fato que ocorre desde quando a Agencia Nacional de Petróleo – ANP passou a depositar recursos originados em nossas terras em benefício da Prefeitura de Assú, usando como base documentos desconexos que desviaram nossos limites territoriais. Diante dessa injustiça a sociedade organizada representada por igrejas, associações, sindicatos, vereadores e voluntários, vem manifestar nossa indignação.

Com a realização deste ato público na RN-016 estamos pedindo justiça. É inaceitável ver nossas riquezas sendo levadas de forma espúria para o município vizinho. Todos os mapas geográficos e demais documentos oficiais comprovam que a divisa entre Carnaubais e Assú é na fazenda Poço Verde. Em Audiência Pública realizada na semana passada na Câmara Municipal, o diretor de base territorial do IBGE, Orlando Batista de Vasconcelos afirmou que as terras em questão (Mutambinha e Vila Nova) pertencem a Carnaubais.

Portanto, é inegável que a exploração de petróleo e gás realizada em nosso município. Inclusive, a prefeitura de Carnaubais vem mantendo há 46 anos todas as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, transporte e assistência social para as famílias dessas comunidades. Não podemos perder para Assú aproximadamente R$ 150.000.00 (cento e cinqüenta mil reais por mês), recursos que poderiam estar ajudando no desenvolvimento desses povoados onde se encontram os poços e a Estação Coletora Estreito-B.

Diante do exposto, nossa determinação é lutar contra a redução de nossas fronteiras e resistir contra a evasão de nossas riquezas. Respeitamos o povo-irmão açuense, entendemos seus interesses, mas não podemos pagar esse preço nem aceitar tal prejuízo financeiro. Sentindo-nos prejudicados, tentamos o caminho do diálogo, todavia, não foi possível chegarmos a um entendimento. Por essa causa, estamos unidos lutando firme e forte na defesa do nosso petróleo e das fronteiras de Carnaubais!

Assinam esse manifesto os membros da comissão

Francisco Wanderley Mendes – repres. das comunidades (Mutambinha e Vila Nova).

João Batista Gonçalves de Souza – presidente da Câmara Municipal de Carnaubais.

Francinaire Moura – presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carnaubais

Maria Luzimar Paulino – representante da Igreja Católica, paróquia de Carnaubais.

Thiago Bruno Pinheiro – representante da Comunidade Evangélica Nova Aliança.

Junior Antonio da Silva – representante do Movimento dos trabalhadores Sem-Terra.

Elizabete da Silva Dantas – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaubais.

Aluizio Lacerda – blogueiro representante da imprensa local.

Felipe Bezerra Fernandes – representante do Grêmio Estudantil da Escola Alcides Wanderley


Do blog Toni Martins

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ELEIÇÕES 2010

RN: Canindé deixa o cargo para concorrer à vaga na Câmara Federal

Canindé de França (PCdoB), afastou-se do cargo de secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, cumprindo a exigência de desincompatibilização dentro do prazo constitucional. A carta, dirigida a Wilma Maria de Faria, na condição de governadora, é datada de 30 de março, dia do evento de despedida do comunista da sede da secretaria. Na carta ele assim encerra:
"Na certeza de um mundo mais justo e solidário que construímos ontem e hoje, é que pleiteamos novos espaços para aprofundar as conquistas e alcançar novos horizontes.
É possível: Haveremos de Vencer!"

Charges

domingo, 4 de abril de 2010

Jorge furtado: antiga imprensa, efim, assume partido

Quem estava prestando atenção já percebeu faz tempo: a antiga imprensa brasileira virou um partido político, incorporando as sessões paulistas do PSDB (Serra) e do PMDB (Quércia), e o DEM (ex-PFL, ex-Arena).
A boa novidade é que finalmente eles admitiram ser o que são, através das palavras sinceras de Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais e executiva do jornal Folha de S. Paulo, em declaração ao jornal O Globo:
“Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada.”
O partido da imprensa assumiu a “posição oposicionista” a um governo que hoje conta com enorme aprovação popular. A comparação de desempenho entre os governos do Partido dos Trabalhadores (Lula, Dilma) e do partido da imprensa (FHC, Serra), é extraordinariamente favorável ao primeiro: não há um único índice social ou econômico em que o governo Lula (Dilma) não seja muito superior ao governo FHC (Serra), a lista desta comparação chega a ser enfadonha
Serra é, portanto, o candidato do partido da imprensa, que reúne os interesses da direita brasileira e faz oposição ao governo Lula. Dilma é a candidata da situação, da esquerda, representando vários partidos, defendendo a continuidade do governo Lula.
Agora que tudo ficou bem claro, você pode continuar (ou não) lendo seu jornal, sabendo que ele trabalha explicitamente a favor de uma candidatura e de um partido que, como todo partido, almeja o poder.

Jorge Furtado - Na íntegra em Casa de cinema de Porto Alegre

sábado, 3 de abril de 2010

MATUTANDO

A Força Popular x Injustiças

O poder e o controle de riquezas sempre foram o desejo dos mais ambiciosos. A luta por tais objetivos funcionaram (e funcionam) como rolo compressor de povos e, portanto, de sonhos. A história das sociedades humanas mostra a que ponto o homem pode chegar para conquistar o poder. As mais diversas formas de domínio e opressão foram (e são) utilizadas: os cavalos, as armas de fogo, canhões, campos de concentração, bomba nuclear, napalm, caças, A MENTIRA.
Todos os povos que se sentiram injustiçados e resolveram ir a luta tiveram perdas a princípio, mas conquistaram a vitória. Grupos sociais, povos e nações que antes subjugados a vontade daqueles que só enxergavam seus próprios interesses conquistaram a liberdade e o direito de acreditar em dias melhores.
Nenhuma das armas de opressão é mais poderosa do que a união de um povo que resiste.