domingo, 27 de setembro de 2009

A FORÇA DE UM BLOGUE

Os blogues surgiram na década de 1990 como diários pessoais. Nos últimos anos eles têm tomado caminhos diferentes e ganhado importância em maiores proporções. É fato o quanto os blogues tem mexido com o cotidiano das cidades, regiões e até de países.
Alguns dos que sonham com mudanças dizem que o blogue é uma importante ferramenta de luta a favor da democracia e contra o domínio da 'mídia imperialista', exaltando-o de sobremaneira. Já outros, não dão crédito algum, pensam que suas palavras não conseguirão chegar as pessoas que realmente interessam uma mudança, como a algumas pessoas menos favorecidas e que por sua vez não tem acesso aos blogues.
Na verdade o blogue tem sim sua importância, tem sim sua força, mas não podemos compará-lo a força da grande mídia. Não se pode ter a crença que os blogues fecharão jornais ou revistas. Além do poder econômico que alguns grupos midiáticos possuem, não podemos negar a qualificação profissional de sua equipe e do refino de suas produções, o que mantém um grande grupo de pessoas em constante consumo de seus produtos.
É fato que o blogue é uma ferramenta de democratização do espaço de comunicação e por isso tem que ser bastante utilizada, mas infelizmente ele é restrito a internet e não podemos ficar por aqui. É preciso conquistar outros espaços. Os espaços de rádio e televisão ainda precisam ser democratizados. Em quanto não houver concorrência seremos obrigados a engolir a programação dessas emissoras. Quantos já até reclamaram, mas mesmo assim assistiram várias vezes o mesmo filme da “sessão da tarde”? Mas o mal é menor quando se trata apenas dos programas de entretenimento, quando passa para o campo da informação... por hora não quero comentar. È preciso acontecer uma mudança urgente. Precisamos viver uma democratização das mídias já!

Para saber mais sobre a luta em prol da democratização da comunicação acesse: http://proconferenciarn.wordpress.com

Um comentário:

  1. Valeu Thiago, tá empolgado né? Estamos acompanhando seus textos. Sem dúvida devemos aproveitar todas as ferramentas que democratizam informações.
    Um abraço
    Elina e Karla

    ResponderExcluir