terça-feira, 12 de novembro de 2013

Delegação Potiguar participa do 13º Congresso do PCdoB em São Paulo



Nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro, o PCdoB promove o seu 13º Congresso. Durante o evento cujo tema é Avançar nas Mudanças, estarão presentes em torno de 1 500 militantes, entre lideranças, parlamentares e convidados. No dia 15, às 19h30 está marcado o ato político do Congresso com as presenças confirmadas do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, além de delegações estrangeiras de mais de 30 países e 50 partidos de todo o mundo e ainda lideranças do movimento social.
A delegação potiguar é composta por 11 pessoas, dentre eles o Presidente estadual do partido, Antenor Roberto, o Deputado Estadual Fábio Dantas, o Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro e o vereador de Carnaubais Thiago Cavalcante. O vereador de Carnaubais, leva consigo a proposta projeto do município para o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) do Ministério dos Esportes, já que na quinta-feira, 14, às 9h, Thiago Cavalcante estará reunido com integrantes do ministério.

O Partido Comunista do Brasil

O PCdoB é o partido mais antigo do Brasil, que comemorou em março deste ano 91 anos de luta, além disso, o Partido é um dos principais aliados dos governos de Lula e Dilma. Nos últimos 10 anos esteve ao lado nos momentos de crise e em decisões do Congresso Nacional, como no Código Florestal, na questão do Pré-Sal e no apoio ao governo em situações de instabilidades com pressão da oposição. O 13º Congresso servirá para avaliar esta década de governo progressista e definir quais serão os próximos passos, analisando o atual cenário mundial político e econômico, além da maior representatividade do Brasil no âmbito global.

Vereador do PCdoB quer, através da Educação, incentivar a Participação da Juventude

Tendo sua formação política junto aos movimentos sociais e estudantis, o vereador Thiago Cavalcante (PCdoB), busca afirmação da categoria estudantil como atores da política local. Na última sessão legislativa de outubro foram aprovados na Câmara Municipal de Carnaubais dois projetos de sua autoria destinados a maior participação e envolvimento de jovens estudantes na política do município. Trata-se de um projeto de Lei que cria o “Programa de Incentivo aos Grêmios Estudantis” e um projeto de Resolução que cria o “Parlamento Jovem”. Para o vereador comunista, a lei de incentivo aos grêmios estudantis “vem suprir uma necessidade de estimular, orientar e apoiar a criação e manutenção do movimento estudantil local. Dar liberdade para a existência, como garantem as leis federais (Lei 7.398/85 e o Estatuto da Criança e do Adolescente) não são suficientes para a efetiva participação dos nossos estudantes, trata-se, na verdade, de um processo de educação cidadã. Ficou claro nas manifestações de junho pelo Brasil, que nossos jovens e adolescentes querem participar de maneira efetiva das decisões dessa comunidade e de nosso país, mas muitas vezes não sabem como se organizarem, nem são estimulados a isso. Com a criação do Programa, será desenvolvido no município ações e atividades de incentivo e apoio de forma perene durante todo o período letivo, devendo as mesmas fazerem parte do planejamento pedagógico no município” – destacou o vereador. O Projeto de Lei segue para o executivo e depende da sanção do prefeito.
Quanto ao Parlamento Jovem, trata-se de um projeto interno da casa legislativa e portanto, não necessita da sanção do executivo, de modo a já estar assegurada sua realização para o próximo ano. Segundo o vereador Thiago Cavalcante, o projeto tem caráter pedagógico e informativo, relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo Municipal e tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal de Carnaubais, com diplomação e exercício simbólicos do mandato. “O nosso entendimento é de que esses dois projetos são ferramentas pedagógicas importantes para a formação cidadã, essa é nossa aposta. Precisamos da atuação da juventude para construir a cidade e o país que queremos, e essa atuação deve ser consciente e politizada” – afirma o parlamentar-mirim.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vereador do PCdoB participa de Sessão Itinerante na Comunidade de Vila Nova


Na noite dessa quinta-feira, 13, ocorreu da 14ª Sessão Legislativa da Câmara de vereadores de Carnaubais. A sessão foi realizada na Comunidade de Vila Nova, foi a primeira sessão itinerante do ano. Em seu pronunciamento o vereador Thiago Cavalcante destacou os seguintes pontos:
- Qualificação profissional para Beneficiários do Bolsa Família – oferecimento de 300 vagas, dentre elas para cursos de Soldador, Lixador, Eletricista de Alta Tensão, Auxiliares em Agropecuária, Bovinocultura Leiteira;
- Desenvolvimento de Moeda Local (Carnaúba) e do Banco Social – fortalecimento da economia local;
- Combate ao Analfabetismo – Parceria conseguida pelo Vereador Thiago Cavalcante com o Instituto Paulo Freire – Programa Mova Brasil. Monitora encontra-se em treinamento na cidade de Mossoró. Início das aulas ainda esse mês na comunidade de Entroncamento.
- Mensagem de apoio aos acampados na Fazenda Arraial, destaque a importância e necessidade da Reforma Agrária como correção de uma injustiça história e consequente contribuição ao desenvolvimento econômico e social da nação.
- Apresentação de Requerimentos (n°35 e 36) que solicitam melhoramento urbanístico no canteiro central da Av. Abel Alberto e redutores de velocidades próximo a Vanvan na mesma avenida.
 
Fonte: UJS Carnaubais

domingo, 28 de abril de 2013

PCdoB de Carnaubais realiza Curso de Formação Política



Na tarde de ontem, 27, no auditório da câmara municipal de Carnaubais, aconteceu o Curso do Programa Socialista do PCdoB. O curso ministrado por Jan Varela, dirigente do comitê do PCdoB de Natal, contou com a presença de militantes da UJS, simpatizantes, filiados do partido do município e da cidade de Assú. 

O curso abordou um resumo da história do país, seus problemas e potencialidades, apontando o socialismo como o destino a ser perseguido pelo povo brasileiro para construção de uma sociedade mais justa.
Ao final, Thiago Cavalcante, presidente do comitê municipal, fez o encerramento destacando a história e o compromisso do PCdoB: "esse é o mesmo partido de Manoel Torquato, de Carlos Prestes, João Amazonas, da Guerrilha do Araguaia, que lutou pela eleição do primeiro presidente operário desse país. É com essa coragem, essa determinação e esse compromisso com o Brasil que construiremos uma nação socialista!"
Um próximo evento de filiação partidária e entrega dos certificados está sendo planejado pelo partido.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Da Representação e da Ideologia Comunista


Um esclarecimento a sociedade assuense

É lamentável que alguns políticos atrasados ainda possuam mandato. Apesar de 25 anos de uma nova Constituição que nos aponta um caminho para o fortalecimento cada vez maior da democracia, ainda temos pessoas que, tidas como ‘representantes do povo’, não tiram nem fino em compreender o significado do que possa ser o tal regime democrático, bem alheio à suas práticas cotidianas.
Nas últimas semanas comecei a sofrer alguns ataques de alguns vereadores e de pessoas que ainda precisam entender melhor o que está acontecendo na cidade de Assú-RN. Pois bem, esse que vos escreve, é o Thiago Cavalcante, cristão, trabalhador, estudante, socialista e está vereador pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB em Carnaubais-RN. Sócio da Associação Universitária do Vale do Açú – AUVA desde agosto de 2011. Em Assembleia da AUVA realizada no dia 23 de fevereiro 2013, fui escolhido para compor a Comissão de Negociação de Assuntos Estudantis, comissão essa criada em assembléia para tentar discutir melhor o projeto ‘Bolsa Educação’ bem como defender a posição dos associados quanto à questão do repasse. O que vem sendo feito. Depois do esgotamento do diálogo com a administração, procuramos alguns vereadores no qual nos escutaram, faço questão de destacar o papel mediador do vereador Arnóbio Júnior, que demonstrou compreender nossa situação e buscou o diálogo com o Prefeito e a Secretária da Assistência Social na tentativa de melhor um pouco o Projeto em questão. No entanto, a questão do repasse foi descartada pela administração.
Em toda minha vida, sempre que fui escolhido pra representar alguém, me posicionei de modo a defender os interesses desse alguém. E não os meus interesses pessoais. Seja isso como líder de sala, seja como presidente de organização juvenil, seja como vereador. Mas parece que alguns vereadores da cidade do Assú não tem esse costume. Pelo menos é o que pude constar em sessão extraordinária naquela cidade. Onde os estudantes que elegeram aqueles vereadores em plenário pediam no mínimo ‘vistas’ ao projeto, pra que fosse melhor discutido e não foram atendidos. Aí fica a pergunta no ar: quem estes vereadores representam? Só não são os estudantes da cidade de Assú. Eu pergunto: quem tem tido atitudes ilegítimas? Eu? Pelo simples fato de ser de Carnaubais? Mesmo tendo sido escolhido pela associação para representá-la e estar cumprindo o meu papel? Ou ilegítima tem sido a atitude de alguns vereadores que tendo sido eleitos para representar o povo e mesmo assim não tem o feito? Não tenho feito reivindicação em causa própria. Não preciso da Bolsa criada pelo prefeito de Assú, mas vejo vários estudantes sendo penalizados. Vários mesmo! Senão não estaríamos lotando as ruas em protestos, coisa que é muito difícil de se realizar, principalmente quando se tem uma política atrasada e medo, por parte de alguns, de sofrer retaliações. O que parece, na verdade, é que alguns dos nobres vereadores não sabem o que é representação e muito menos solidariedade. Estão acostumados a falar em causa própria. Se eles defendem a criação de conjuntos habitacionais, não é porque vai dar casas a carentes, mas pensam que vão dar casas a cabos eleitorais e partidários. Infelizmente esse é o ‘espírito público’ de alguns nobres colegas.
Talvez seja difícil para muitos compreender o meu posicionamento. Vem logo a pergunta: O que um vereador de Carnaubais quer vir interferir na política de Assú? Entendo o questionamento. Mas é preciso que compreendam que não tenho interesse em desestabilizar prefeito e muito menos em favorecer oposição. Estou na luta com os estudantes. Seja em Carnaubais, Assú, no Chile, na Síria, seja onde for. Onde houver injustiça e minha voz alcançar ali estarei. É minha ideologia. É minha vocação. A não ser a Deus, não tenho nada a temer. Sou Comunista. E a luta de todos injustiçados é minha luta também.

Thiago Cavalcante
Carnaubais, 07 de março de 2013