segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Gira Mundo

América Latina

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou neste sábado (2) um investimento de R$ 2,556 bilhões (US$ 1,5 bilhão) para impulsionar um plano de emergência para a construção de moradias. O projeto é destinado à famílias que moram em setores de alto risco.
- Estou destinando 6,45 bilhões de bolívares fortes apenas para este plano de emergência de casas.

O anúncio foi feito quando o presidente visitava a construção de novas urbanizações nos arredores de Caracas, uma cidade rodeada por morros onde se multiplicam as residências pobres.

- Essas casas devem ser destinadas a mudar as pessoas, as famílias que vivem em situação de risco. Serão moradias para o povo.


Ásia

Coincidindo com a celebração de 61 anos da proclamação da República Popular da China, o país lançou nesta sexta-feira (1/10) sua segunda sonda lunar, a "Chang'e II", com a qual capturará imagens de satélite para fazer seu primeiro pouso controlado em solo lunar.
Xinhua
Sonda chinesa Chang'e 2

Lançamento da sonda change'e II
A sonda foi lançada da base aeroespacial de Xichang, na província de Sichuan, às 18h59 do (horário local, 7h59 de Brasília). O dia escolhido pela Administração Nacional do Espaço da China (CNSA, na sigla em inglês) não é aleatório, já que nesta data se comemora a conquista do poder político pelo Partido Comunista da China em aliança com forças progressistas e democráticas.

Brasil

Uma análise rápida dos resultados eleitorais para a eleição presidencial nos permite opinar que a candidata Dilma Rousseff (PT) só deixou de ganhar a eleição no primeiro turno pois uma parte de seus eleitores, na última hora, migrou para a candidata do Pv, Marina Silva. E este eleitorado está conecntrado principalmente na classe média urbana e na juventude. São eles que Dilma deve reconquistar para garantir uma vitória respeitável no segundo turno.

RN

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte neste domingo (3). Carlos Eduardo (PDT) teve 10,55%. Sandro Pimentel (PSOL) ficou com 0,69%, Camarada Leto (PCB), com 0,13%, e Bartô Moreira (PRTB), com 0,11%. Roberto Ronconi (PTC) e Simone Dutra (PSTU) aparecem com 0%.

Carnaubais

No munícipio, a senadora Rosalba Cilarlini venceu o governador Iberê Ferreira, obtendo 3.094 (52,31%) contra 2.707 (45,77%) do governador. Carlos Eduardo obteve 100 votos (1,69%). Márcia Maia, a deputada estadual apoiada pelo prefeito Luizinho, foi a mais bem votado do município, obtendo o dobro de votos (1.663) do segundo lugar, George Soares (840). O prefeito conseguiu ainda fazer de Rogério Marinho o deputado federal mais bem votado (1.711) no município. Para o senado, o mais bem votado foi Agripino, seguido de Vilma, Garibalde e Hugo Manso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário