domingo, 29 de agosto de 2010

Plebiscito para pressionar por limite de terra

Para pressionar o Congresso a estabelecer um limite para propriedades rurais e ampliar as possibilidades de reforma agrária, movimentos sociais promovem um plebiscito popular nacional.
A coleta de votos ocorre de 1º a 7 de setembro em 26 estados mais o Distrito Federal, onde há comitês em universidades, sindicatos e comunidades religiosas ligadas às 50 entidades engajadas na mobilização. O encerramento da coleta de votos coincide com o 16º Grito dos Excluídos, mobilização promovida pela Pastoral Social, ligada à Igreja Católica no Brasil.
O Brasil é um dos países com maior concentração latifundiária no mundo. Para Umbelino, professor de geografia Agrária da USP, "não tem cabimento uma propriedade situada entre o Amapá e o Pará ter 5 milhões de hectares, que seja maior que Sergipe e vários países da Europa".
Estarei amanhã em Mossoró em reunião com os movimentos sociais que trabalham com o plebiscito e a mobilização para o Grito dos Excluídos, na oportunidade estaremos agendando data para debate em Carnaubais sobre o limite da propriedade de terra, onde também discutiremos as questões referentes ao plebiscito, no sentido de trazermos uma urna para nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário